Você já parou pra pensar como será sua vida daqui 10, 20 e 30 anos?

Ok, é provável que sim. É claro que eu já me imaginei como estarei com 10, 20 e 30 anos a mais.

É mais provável ainda que, independentemente da idade que estiver, você se imaginou bem de saúde, com estabilidade financeira, talvez rodeado pela família ou amigos, talvez viajando pelo mundo, ou na varanda da casa brincando com os netos. Uma coisa é certa, normalmente quando imaginamos nossa versão no futuro, sempre imaginamos a nossa “melhor versão”, ou seja, moldamos algo bom para nós

Agora vou reformular a pergunta: Alguma vez você já parou para planejar sua melhor versão para daqui 10, 20 e 30 anos? Digo planejar de forma séria e não mentalmente, colocando no papel, descrevendo seus sonhos, objetivos e traçando planos para atingi-lo. Bom, esse é momento, pegue um lápis e papel e comece agora mesmo a fazer isso. Sabe por que? Por incrível que pareça, ninguém vai fazer isso por você.

Sendo assim, a próxima pergunta é: O que você está fazendo hoje para quando esses anos chegarem (10, 20 e 30 anos para frente) você ter alcançado sua melhor versão? Tenho certeza que nessa melhor versão sua, automaticamente você já incluiu a realização de grande parte de seus sonhos. Agora se você não tiver isso claro hoje, quando os anos chegaram você nunca vai saber se realmente conseguiu atingir seus sonhos e seus objetivos, ou se até mesmo superou eles. Chato né?

Portanto, caro leitor, se ainda não pegou, vamos lá, pegue lápis e papel e escreva sua melhor versão para daqui 10, 20 e 30 anos. Com que idade estará daqui 10, 20 e 30 anos? Qual forma física quer estar? Morando em que lugar? Qual situação financeira quer estar? Vai estar casado? Com filhos, netos? Enfim, escreva A SUA MELHOR VERSÃO, cada um tem seus sonhos e objetivos, as perguntas acima são apenas exemplos para você ter uma base, porém vá além, imagine sua melhor versão em vários ambientes: familiar, físico e saúde, financeiro, emocional, etc. Como o escritor Cesar Souza diz: “Você é do tamanho dos seus sonhos”.

Bom, quando eu me imaginei daqui há alguns longos anos, na minha melhor versão, me imaginei viajando o mundo, muito bem financeiramente, fisicamente e psicologicamente, rodeado pela família e amigos, pescando, entre outros sonhos e realizações que pretendo atingir. Não que hoje eu não faça e não tenha isso, porém acredito que seu eu tiver claro meus sonhos e objetivos (minha melhor versão), tiver um bom planejamento financeiro, e continuar fazendo as escolhas certas dia após dia (AÇÃO), poderei viver tudo isso com mais intensidade.

Não existe sucesso da noite para o dia, o que existe são pessoas que trabalharam duro por vários e vários anos e “de repente” fizeram sucesso. Deu pra entender a diferença? Salvo sobre raras exceções, como ganhar na loteria, ninguém fica milionário da noite para o dia, nem mesmo os gênios Mark Zuckerberg, Bill Gates, Steve Jobs, entre outros. Se você for ler a biografia deles, com certeza vai perceber que teve muito trabalho, muito suor, muitos erros, muitos fracassos, e “de repente”, fizeram sucesso, ficaram milionários, e até bilionários. E o que essas pessoas tem em comum? Bom, elas tinham claro os seus sonhos, fizeram escolhas todos os dias, e trabalharam muito para chegar na melhor versão deles.

Aí você pode me perguntar, e você? Bom, eu não sou nenhum gênio como Mark Zuckerberg, também não jogo na loteria, porém como já disse acima, tenho claro a minha melhor versão para daqui alguns anos, e sei que sou capaz e vou lutar para atingi-la.

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”. (Pablo Neruda)

E você, já tem a sua melhor versão para daqui 10, 20 e 30 anos? Quais escolhas têm feito hoje que vão te ajudar a alcança-las no futuro?