Recentemente tivemos a confirmação do óbvio: o pior resultado Brasileiro da história da economia do Brasil, (resultado pior que a Grécia que vive uma grave crise fiscal e financeira). Conseguimos ao custo de muitos empregos e péssima gestão econômica, ser o único país com o PIB negativo em 2016. Mas, vem cá, o que você tem a ganhar ou perder com isso? TUDO.

Não é difícil achar no Google artigos e mais artigos falando do mal hábito de poupança do brasileiro, que aliás é bem peculiar; nós não guardamos para fazer poupança, mas para gastar ainda mais. O brasileiro em geral não tem condições de ter R$ 2.500,00 para uma emergência. Isso você precisa mudar, afinal, você não segue a boiada, correto? Ainda mais em um assunto tão delicado, o seu bolso.

Como já disse em artigos anteriores, você não pode depender do governo. Então vou reforçar: não dependa nem de governo, nem de seu vizinho, nem de seu emprego, nem de uma única fonte de renda, enfim, de ninguém. A educação financeira é o que vai mudar sua vida, porém, para que isso aconteça você precisa agir.

O governo não vai te ajudar (aliás é bem provável que ele nem pague sua aposentadoria). Seu emprego não vai te enriquecer (se você ganha R$ 2.000,00 e gasta 2.500,00), o responsável por sua condição financeira é você. Ninguém vai chegar para te ajudar, ninguém vai se preocupar com o fato que você enriqueça ou não, sobretudo o o governo. Como sempre digo, se para a maioria das pessoas o governo é incompetente, o que você espera dele para o SEU futuro e presente?

Em resumo: ESTUDE! Vá em busca de conhecimento em livros, vídeos no youtube e artigos para você possa manter seu equilíbrio entre desfrutar com qualidade o presente e poupar para o futuro. Pode ter certeza que não é um bicho de sete cabeças e que os resultados práticos em sua vida vão te salvar, principalmente em crises como esta. Pense nisso.

Grande abraço e até a próxima!