Site Loader

Ferramenta que ajuda mamães e papais, com a finalidade de ajudar na educação financeira infantil, foi lançada com personagens da Turma da Mônica.

Ficou muito mais divertido aprender sobre o dinheiro!

A SICREDI (primeira instituição financeira cooperativa do Brasil) em parceria com a MAURÍCIO DE SOUZAS E PRODUÇÕES  lançam três vídeos totalmente voltados para educação financeira infantil. Essa ferramenta que ajuda papais e mamães com toda a certeza, pode ser acessada pelo YOUTUBE no canal da SICREDI (links abaixo).

Os temas abordados são Orçamento Familiar, Planejamento Financeiro e Controle de Gastos.

Cada episódio terá um minuto e meio de duração em uma linguagem leve e descontraída. Com a finalidade de introdução da educação financeira através de entretenimento, abordam não só assuntos de planejamento bem como assuntos de como lidar com o dinheiro e negociar.

A inciativa fez parte da Semana Nacional de Educação Financeira promovida pela CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira).

Conforme Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), assim como da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), referência 2018 :

  • 44% dos brasileiros falam frequentemente sobre dinheiro em família, isto é, a educação financeira já faz parte do cotidiano da família
  • 39% só falam em dinheiro em família no momento em que a situação financeira já está ruim
  • Em cada 10  (58%) não gostam de gastar tempo para cuidar das próprias finanças, ou seja , talvez achem o assunto difícil ou não tenham conhecimento

Quando o assunto é educação financeira, o Brasil ainda engatinha.

Essas inciativas ajudam a introdução da educação financeira na vida e no dia a dia do pequeno brasileiro. Estudos indicam que quanto mais cedo se fala de dinheiro, maior será a consciência da pessoa na em relação aos hábitos de um consumo inteligente. 

E não podemos deixar de citar que a partir do ano de 2020,conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as escolas deve abordar problemas dentro do contexto da Educação Financeira. Dessa forma, assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos devem ser abordados em sala de aula.

E a Turma da Mônica, tão querida do brasileiro,  vem para mostrar que Educação Financeira também é diversão!

De onde vem o dinheiro
Orçamento familiar
A recompensa de quem sabe administrar o dinheiro

Post Author: Ana Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *