Site Loader

Meu padrão de vida cabe no meu salário? Você sabe responder esta questão? É muito comum ouvir as pessoas dizerem que o salário acaba antes do mês começar, que ganha muito pouco, e por consequência, não consegue ter qualidade de vida e poupar então, é quase sempre uma missão impossível.

Nesse sentido e fazendo uma simples análise da situação, algumas perguntas devem ser respondidas:

Qual é seu padrão de vida atual?
Quanto você gasta com qualidade de vida?
Você tem dívidas?
Quais são seus sonhos? Você tem planos objetivos, claros e com prazos a fim de realizá-los?

Com o propósito de um melhor entendimento, vamos definir dois conceitos importantes:

Padrão de vida é toda despesa fixa indispensável e recorrente, mas escolhida por você, para pagar a moradia, alimentação, transporte, segurança e educação.

Qualidade de vida é todo o gasto que você tem uma vez que lhe traga prazer e felicidade.

Será que foram assumidas despesas maiores do que a sua renda pode pagar? Ao assumir despesas acima da sua capacidade de pagamento no mês, você terá uma vida limitada com a renda totalmente engessada e destinada a pagar boletos. E aí começa o perigo e o alerta para o início do endividamento.

E se eu te falar que tem como virar o jogo, mas que para que a mudança aconteça você precisará quebrar paradigmas e pensar de forma diferente para mudar toda uma situação de vida.

Primeiramente, é necessário inverter a forma como você faz as suas escolhas priorizando seus sonhos e a qualidade de vida

</li>

  1. Defina claramente os objetivos que quer alcançar com prazos.
  2. Coloque sua renda liquida no papel e subtraia o quanto você precisa poupar para cada objetivo definido no item acima
  3. Depois, do valor que sobrar subtraia o valor que você considera ser qualidade de vida.
  4. Agora, para finalizar, o valor que sobrar será o valor que você terá para definir o seu padrão de vida com as despesas indisp

Só para exemplificar:

Conclusão: Faça este exercício! Comece a planejar e posteriormente tirar do papel a realização de seus sonhos em busca da tão sonhada qualidade de vida e felicidade. Será fácil? Claro que não, mas defina pequenas metas para atingir os maiores objetivos e comemore cada conquista, pois te dará a motivação para continuar. Depois, volte a fazer a pergunta: Meu padrão de vida cabe no meu salário? Com disciplina e consistência tenho certeza que terá grandes resultados!

Status é você comprar o que não precisa, com o dinheiro que não tem, para mostrar para quem não conhece uma pessoa que você não é

Autor desconhecido

Post Author: Ana Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *