Site Loader

Quando resolvemos tomar conhecimento da nossa realidade financeira, o primeiro passo é começar a anotar todos os nossos gastos, mesmo os mais irrelevantes. Parece chato e trabalhoso, mas garanto a você que este controle é essencial para que você possa dominar as suas finanças. Aos poucos, com persistência e consistência, criamos a rotina saudável de anotá-los em planilhas, cadernos, aplicativos, onde você se sentir mais confortável. Aqui, um grande passo foi dado!

Ter o hábito de anotar os gastos, foi apenas um começo, pois de nada adianta somente anotar os gastos todo mês e não fazer nada e nem tomar uma atitude com esta informação. Não será efetivo e não fará com que tenha mais dinheiro ou que sobre dinheiro para a realização de seus sonhos, projetos. Então, o que você realmente precisa fazer é um planejamento financeiro e encará-lo como um projeto com metas e prazos a serem alcançados.

O primeiro passo é colocar no papel seus sonhos, seus projetos. Eles definirão as metas que quer alcançar. O segundo passo é transformar todas suas anotações em um orçamento pessoal, com rendas e gastos do mês presente e a projeção para os meses futuros, incluindo no orçamento a previsão do que deverá poupar para seus sonhos.  Aos poucos você vai entendendo o seu padrão de vida e priorizando o que é mais importante para você, fazendo os ajustes necessários nos gastos para que tenha espaço relevante no orçamento para os seus sonhos. O objetivo do orçamento não é restringir seus desejos de consumo, mas convidá-lo a planejar a realização dos seus sonhos, organizando de forma consciente, inteligente e eficiente o uso do seu dinheiro.

Tendo um planejamento de onde quer chegar com metas de curto, médio e longo prazo definidas, agora é só fazer a gestão do orçamento pessoal, isto é, monitorar e controlar os gastos continuamente, cortando cortar quando necessário para que fiquem dentro do orçamento planejado. Com certeza, é preciso ter bastante disciplina, foco e objetivo para equilibrar as finanças e ter sucesso, mas os resultados virão e você se surpreenderá!

Cuidado com as pequenas despesas; um pequeno vazamento afundará um grande navio

Benjamin Franklin

Post Author: Ana Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *